O Laboratório de História das Infâncias do Nordeste – LAHIN foi criado em 2015 no contexto das comemorações pelos 25 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente, numa ação do “Projeto 25 Anos do ECA: Conquistas e Desafios” – com financiamento da Petrobrás. Em março de 2016, o LAHIN inaugurou sua sede na Biblioteca Central da UFRPE, tendo a missão institucional de se tornar um centro de referência nos estudos na área de História dos direitos da criança e do adolescente.
O LAHIN tem produzido um acervo de depoimentos orais de militantes e profissionais que atuam no Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente (educadores sociais, assistentes sociais, juízes, promotores e militantes que atuam em diversos seguimentos da área dos direitos humanos), com recorte geopolítico dos nove estados do Nordeste do Brasil. O Laboratório também vem desenvolvendo ações de preservação do acervo das fontes orais e escritas, buscando compreender a prática preservacionista para além das técnicas tradicionais de salvaguarda, apostando na divulgação de seu acervo através de seminários e da implantação da Biblioteca Virtual da Escola de Conselhos de Pernambuco (ECEPE).
O corpo de pesquisadores e pesquisadoras do LAHIN é composto por bolsistas de iniciação acadêmica, extensão universitária, iniciação científica, professores (as), mestres (as) e doutores (as). Nesse sentido, nestes “tempos sombrios”, o Laboratório de História das Infâncias do Nordeste, busca ser um espaço de resistência no que se refere aos direitos de crianças e adolescentes.