Ana Santos (16) apresentou os resultados parciais de sua pesquisa de iniciação científica para o ensino médio na manhã desta segunda-feira, 16/09, no Campus Dois Irmãos (Recife) da UFRPE.

Ana Luiza escuta as considerações dos avaliadores.

Em tempos de desestruturação das atividades de ensino, pesquisa e extensão das instituições federais de ensino superior em todo o Brasil, o Laboratório de História das Infâncias do Nordeste e a Universidade Federal Rural de Pernambuco deram na manhã desta segunda-feira, 16/09, um passo para a resistência a esse cenário de sucateamento dos pilares que regem o ensino público superior no País: Ana Luiza Crasto dos Santos, estudante do ensino médio na Escola de Referência em Ensino Médio Silva Jardim, apresentou o relatório parcial da sua bolsa de iniciação científica para o ensino médio. A apresentação aconteceu na sede da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, no Campus Dois Irmãos (Sede, Recife) da UFRPE.

Ana Luiza e seu orientador, o Prof. Humberto Miranda, e o supervisor pedagógico do LAHIN, Prof. Anderson Silva.

Durante os seis meses de iniciação científica, Ana Santos, adolescente de 16 anos (que também integra a Escolinha de Conselhos), estudou a participação cidadã de meninos e meninas, crianças e adolescentes, na construção do Estatuto da Criança e do Adolescente. Tema que gera retornos sociais importantes, como a participação da bolsista na Escolinha de Conselhos de Pernambuco e nos Espaços de tomadas de decisão em relação aos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no Estado de Pernambuco.

SOBRE O PIBIC-EM:

“O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio /PIBIC-EM, objetiva despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes dos ensinos médios e profissionais da Rede Pública, mediante sua participação em atividades de pesquisa científica ou tecnológica, orientadas por docente/pesquisador qualificado, em instituições de ensino superior ou institutos e centros de pesquisas. Este programa visa ainda estimular no estudante o desenvolvimento do pensamento científico, tecnológico e artístico-cultural, com aprimoramento do espírito crítico, e a aprendizagem de técnicas e métodos científicos. O PIBIC-EM recebe apoio financeiro do CNPq” (Conselho Nacional de Pesquisa, que atualmente é chamado de Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).

O PIBIC-EM objetiva despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes dos ensinos médios e profissionais da Rede Pública.

Com informações da Pró-reitoria Pesquisa e Pós-graduação da UFRPE.