Tertúlia Literária Dialógica Entre Crianças e Adolescentes: Conversando Sobre Âmbitos da Vida

O objetivo desse trabalho foi o de entender quais os processos educativos que se estabeleceram em uma atividade de Tertúlia Literária Dialógica, formada por um grupo de crianças e adolescentes moradoras em um bairro periférico do interior de São Paulo. Buscouse também entender como elesas entrelaçaram as histórias pessoais com as histórias lidas na atividade e a dinâmica vivida. As histórias lidas foram as de literatura clássica universal e nacional, conceito central na atividade. A leitura de literatura clássica na Tertúlia representa a função mediadora da aprendizagem dialógica nas tertúlias literárias dialógicas, superando a idéia determinada na sociedade capitalista informacional de quem pode e quem não pode ter acesso ao conhecimento de boa qualidade, marginalizando muitos grupos e culturas. Para a realização da pesquisa foi formado um grupo de crianças e adolescentes, no próprio bairro onde residem, sendo que uma escola de ensino fundamental existente nesse bairro cedeu o espaço para as reuniões semanais. O grupo se iniciou em janeiro de 2006, e a realização da coleta de dados se deu até dezembro do mesmo ano. Cabe destacar que a atividade ainda acontece no bairro e não tem previsão para término, já que esse foi um desejo apontado pelas participantes e seus familiares. Pautando a pesquisa no referencial da metodologia comunicativa, que tem como objetivo, entre outro, a explicação da realidade, foram realizadas entrevistas em profundidade com as crianças, adolescentes e com seus familiares, no decorrer do ano de 2006. Essa técnica permite conhecer quais são os significados que as participantes dão a uma determinada realidade. Buscou-se nessa metodologia a interpretação da realidade com osas própriosas participantes, através da realização de um grupo de discussão comunicativo com crianças e adolescentes e em outro momento com seus familiares, com a intenção de que pesquisadora e participantes pudessem dialogar e refletir sobre suas interpretações com intenção de validá-las. No grupo de discussão entre crianças e adolescentes mostramos um vídeo com um dia de atividade registrando a riqueza de alguns momentos vividos na Tertúlia. Para análise da coleta, utilizamos os dados das entrevistas e do diário de campo que acompanhou todo o período da pesquisa, além das observações e conversas na atividade. No referencial teórico explicitamos os princípios da atividade de Tertúlia Literária Dialógica, bem como os autores que lhe dão suporte. Fizemos também um resgate da história da literatura, para situar o valor da literatura clássica como mediadora da construção de espaços de diálogo, de reflexão e de emancipação. Nesse percurso fizemos um destaque sobre a literatura infantil, já que nossa pesquisa se deu com crianças e adolescentes. Os resultados alcançados permitiram revelar as inúmeras transferências de aprendizagens e ensinamentos adquiridos por crianças e adolescentes na atividade de Tertúlia e sua repercussão para outros ambientes: escola, família, e outros. Além disso, a pesquisa indicou diversas mudanças de hábitos e atitudes por parte das crianças e adolescentes, adquiridos através da apropriação dos princípios da aprendizagem dialógica em suas vidas.

 

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