O processo histórico da Educação Infantil: um olhar reflexivo a partir da realidade de Capivari do Sul

O presente trabalho do Mestrado Profissional em Teologia, intitulado O processo histórico da Educação Infantil: um olhar reflexivo a partir da realidade de Capivari do Sul, tem por objetivo descrever a realidade da criança desde a Idade Média e pesquisar a história da educação infantil brasileira ao longo dos séculos XIX e XX. Para isto, enfatizamos os acontecimentos socioeconômicos que ocorriam no mundo e procuramos pontuar onde o Brasil se encontrava neste contexto, para então compreendermos melhor como e por que surgiram as creches e os jardins de infância em nosso país. Procuramos dialogar com autores que já vêm refletindo e discutindo sobre a história da criança, da infância, da família, da educação e da educação infantil. Pontuamos algumas considerações sobre a educação infantil, entre elas o aumento das discussões acerca da temática da educação infantil que ocorreu mais fortemente em meados do século XX, além de referirmos as mudanças da família e o reflexo na relação com a instituição escola. Constatamos também o crescimento dos estabelecimentos destinados à educação de crianças com a faixa etária de 2 a 6 anos, a partir da saída da mulher para o trabalho. Mesmo Capivari do Sul sendo um município pequeno, verificamos que as mudanças citadas também fizeram e fazem parte de seu contexto social com maior ou menor intensidade. As exigências da pós-modernidade estão latentes tanto nas metrópoles quanto nos municípios do interior.

O PROCESSO HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO INFANTIL UM OLHAR REFLEXIVO A PARTIR DA REALIDADE DE CAPIVARI DO SUL