Educação: Um tesouro a descobrir

A Educação ou a utopia necessária
Ante os múltiplos desafios do futuro, a educação surge como
um trunfo indispensável à humanidade na sua construção dos
ideais da paz, da liberdade e da justiça social. Ao terminar os
seus trabalhos a Comissão faz, pois, questão de afirmar a sua fé
no papel essencial da educação no desenvolvimento contínuo, tanto
das pessoas como das sociedades. Não como um “remédio milagroso”,
não como um “abre-te sésamo” de um mundo que atingiu
a realização de todos os seus ideais mas, entre outros caminhos
e para além deles, como uma via que conduza a um desenvolvimento
humano mais harmonioso, mais autêntico, de modo a fazer recuar
a pobreza, a exclusão social, as incompreensões, as opressões, as
guerras…
Através de análises, reflexões e propostas, a Comissão deseja
partilhar esta convicção com o maior número de pessoas, numa
altura em que as políticas educativas enfrentam fortes críticas, ou
são relegadas, por razões econômicas e financeiras, para a última
ordem de prioridades.
É evidente, nem seria necessário recordá-lo, que a Comissão
pensou, antes de mais nada, nas crianças e nos adolescentes,
naqueles que amanhã receberão o testemunho das mãos dos adultos,
os quais tendem a concentrar-se demasiado sobre os seus próprios
problemas. A educação é, também, um grito de amor à infância
e à juventude, que devemos acolher nas nossas sociedades, dando-lhes
o espaço que lhes cabe no sistema educativo, sem dúvida,
mas também na família, na comunidade de base, na nação.