Educação Inclusiva Digital: Novas Ferramentas Curriculares Para a Aprendizagem na Educação Básica

Esta investigação científica se insere na linha de pesquisa “Educação Comunitária Infância e Juventude do Mestrado Profissional em Teologia. O campo de estudos é o das novas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicações, da inclusão digital e do software livre, que fazem surgir perspectivas diferenciadas de currículo e aprendizagem. Em uma sociedade contemporânea com novas formas de sociabilidade e o ciberespaço cada vez mais crescente em diversos ambientes, analisam-se as culturas, os processos educacionais e as competências requeridas no âmbito escolar. Neste contexto, objetiva-se, com a presente investigação, questionar: qual é o entendimento conceitual e como usar, do ponto de vista social e pedagógico, as novas ferramentas curriculares de aprendizagem, em prol de uma educação inclusiva digital para o segmento da Educação Básica? Para aprofundar a questão em pauta, o trabalho está estruturado em três partes. Na primeira são evidenciados três pilares de sustentação para a revisão de posturas neoliberalistas já cristalizadas em nosso cotidiano institucional escolar na esfera das relações entre o global e o local. São elas: a cidadania, a aprendizagem e a inclusão digital. Na segunda, merece destaque, por um lado, o perfil dos protagonistas escolares, a partir da análise sobre a formação social do aluno e, por outro, os novos cenários curriculares advindos do mundo da virtualidade, com ênfase nas perspectivas das tecnologias digitais. E, na terceira, busca-se o aprofundamento de conteúdos sobre as práticas educativas e as exigências pedagógicas que emergem do universo criado e recriado pelas tecnologias digitais na Educação Básica.

EDUCAÇÃO INCLUSIVA DIGITAL NOVAS FERRAMENTAS CURRICULARES PARA A APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA