As Interfaces da Língua Portuguesa Frente às Práticas Pedagógicas: Narrativa de uma Professora No Programa um Gestar em Cada Escola

O presente estudo consiste numa narrativa reflexiva a partir das minhas experiências de formação e atuação profissional como docente de língua portuguesa da rede pública de ensino em Feira de Santana, na Bahia, com foco e enfoque no Programa Um gestar em cada escola (Gestão de Aprendizagem Escolar GESTAR). Sob um viés crítico, analisando a importância da Educação Comunitária, o Ensino Religioso, as práticas pedagógicas e os saberes necessários para o ensino de língua materna a partir da visão do que é ser docente e sua relação com a construção de uma identidade profissional e sua dimensão. Este trabalho visa refletir a importância da formação e da atualização do docente, bem como ressaltar a postura pró-ativa de um docente pesquisador enfatizada pela pesquisadora Stella Maris Bortoni-Ricardo, buscando uma práxis que envolva competência, conhecimento das novas tecnologias, respeito, criatividade, análise crítica, trabalho em grupo e autonomia.

AS INTERFACES DA LÍNGUA PORTUGUESA FRENTE ÀS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NARRATIVA DE UMA PROFESSORA NO PROGRAMA UM GESTAR EM CADA ESCOLA