ADOLESCÊNCIAS E POLÍTICAS PÚBLICAS: PARTICIPAÇÃO CIDADÃ NO NÚCLEO DE CIDADANIA DE MENINAS E MENINOS EM ARCOVERDE-PE.

As políticas públicas para a criança e o adolescente ganham novo sentido com o aumento significativo da produção das teorias sobre as infâncias. Não se pode mais falar dos da criança e do adolescente sem oferecer meios, espaços e condições para que eles tenham voz e vez. Nessa perspectiva, a presente pesquisa lançou-se sobre uma experiência exitosa sustentada na metodologia do UNICEF para o protagonismo juvenil no município pernambucano de Arcoverde para entender como se dá a participação do adolescente no Núcleo de Cidadania dos Adolescentes. O objetivo desta monografia é analisar a participação dos adolescentes nos espaços criados para exercício da cidadania. A pesquisa de campo colheu informações através de questionários e entrevistas estruturadas com os adolescentes participantes do Núcleo de Cidadania e com os gestores públicos ligados à área da adolescência. O trabalho estrutura-se em três partes: compreensão do que é ser adolescente, da adolescência e especificamente essa vivência e construção no semiárido, o pensamento do UNICEF sobre a intervenção metodológica para com os adolescentes e a forma como essa intervenção ocorre no município de Arcoverde, particularmente com os Núcleos de Cidadania dos Adolescentes, e as contribuições do NUCA para a formação cidadã dos adolescentes. O trabalho é concebido a partir das linhas teóricas do UNICEF sobre a adolescência e seus documentos norteadores, por meio dos quais entende-se que o protagonismo é o caminho régio para se consolidar e concretizar os direitos dos adolescentes.

 Maria Edivane da Silva Gomes