A produçao de textos na deficiencia mental

Este estudo propõe uma análise das produções escritas de adolescentes diagnosticados como deficientes mentais leves e moderados, tendo como referencial teórico-metodológico o interacionismo sociodiscursivo proposto por Bronckart e ferramentas teóricas da Lingüística Textual, da Aquisição da Linguagem e da Neurolingüística discursivamente orientadas. Após a apresentação dos sujeitos cujos textos constituem o objeto de estudo deste trabalho, com suas respectivas avaliações, explicitam-se as condições de produção dos dados, fator de grande relevância para o estabelecimento da coerência. Analisam-se, então, os textos selecionados, tendo como base os “estratos” que, segundo Bronckart, compõem o “folhado textual”, considerando-se também contribuições das áreas da Lingüística mencionadas acima, a fim de buscar evidências de que há muito de “normal” nas produções escritas de nossos sujeitos. Aspectos léxico-sintáticos e propriamente gráficos dos dados são também levantados e confrontados com dados de crianças que freqüentam escolas regulares, com dados de Surdez e de Afasia, buscando-se vislumbrar, a um tempo, aproximações mais pontuais com o processo de aquisição da escrita na “normalidade” e com escritas tidas como “desviantes”. Finalmente, discutem-se aspectos teórico-metodológicos envolvidos em análises da linguagem de sujeitos singulares como os nossos, evidenciando os principais pontos ou fenômenos detectados em nossa análise e, a partir deles, projetando suas possíveis repercussões no domínio dos estudos sobre DM em seus diversos aspectos. Este trabalho denuncia a lacuna ainda existente na área da Neurolingüística em relação à deficiência mental, e espera-se que o estudo de aspectos textuais das produções escritas de adolescentes com DM leve e moderada, bem como o levantamento de questões relativas a aspectos mais pontuais de sua escrita, constituam-se em subsídios lingüísticos para as pesquisas sobre deficiência mental.

Loader Loading...
EAD Logo Taking too long?