A INTERSETORIALIDADE DAS AÇÕES DA ASSISÊNCIA SOCIAL E DO SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO NA INCLUSÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM DEFICIÊNCIA NO MUNICÍPIO DE ARCOVEDE/PE

O presente trabalho consiste na dificuldade de inclusão de crianças e adolescentes com deficiência no sistema de educacional do município de Arcoverde-PE, quando essas crianças e adolescentes são também percebidas pelo o Programa BPC na Escola. Atualmente a inclusão enfrenta grandes desafios, sendo ainda legislada e defendida pelos Direitos Humanos Universais, ECA, LDB, Constituição Federal e outras. O Serviço Social também adentra na defesa da inclusão conforme é operador de Direitos Humanos de acordo com seu Projeto Ético Político. Decidiu-se pela pesquisa apoiada pelo questionário do Programa BPC na Escola. A intencionalidade foi investigar as possíveis barreiras educacionais de crianças e adolescentes com deficiência que percebem o Benefício de Prestação Continuada da Previdência Social. Para fundamentar a pesquisa em Barros, 2006 para melhor entender a igualdade como princípio de inclusão, no binômio entre igualdade e desigualdade. Nessa pesquisa buscou-se avaliar 71 sujeitos com os objetivos específicos desse estudo utilizando o questionário do BPC na escola aplicado no município de Arcoverde/PE, que buscava identificar as barreiras para o acesso e permanência na escola das pessoas com deficiência.

Raphaella Mayara de Oliveira Santana