Esta coletânea de artigos pretende desenvolver um pouco das questões que perpassam as infâncias em estudo no âmbito do Laboratório de História das Infâncias (LAHIN) e do Grupo de Estudos Educação e Sociologia (SODÉ). Foram selecionadas a partir das emergências do reconhecimento a da afirmação das múltiplas identidades infantoadolescentes pernambucanas no confronto com as realidades de consecução, mas também de violação dos direitos humanos que se assenta ideologicamente num Brasil em transição civilizatória.
A partir dessa publicação, podemos lançar um apelo à Sociedade e às Universidades de resistência às desfigurações do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) em relação aos princípios nele inscritos, que significam a busca pela Proteção Integral de crianças e adolescentes no Brasil, especialmente para aqueles marginalizados.

O livro foi organizado pelos pesquisadores Anderson Silva e Almir Básio, membros do LAHIN – Laboratório de História das Infâncias do Nordeste e está disponível, online, no link abaixo:

http://www.escoladeconselhospe.com.br/…/infancias…/