Iniciou-se hoje, 27 de janeiro, a intervenção de docentes e estudantes da História da UFRPE, no Arquivo Público do estado de Pernambuco, com as orientações éticas e técnicas para o desenvolvimento das atividades de higienização, catalogação e fichamento dos documentos produzidos pelo Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Pernambuco (CEDCA-PE) ao longo de três décadas de existência.

      O Arquivo Público do estado de Pernambuco é uma instituição que tem 75 anos, onde estão salvaguardados a documentação de interesse público, desde o século XVI aos dias atuais. Nesse local, estudantes e pesquisadores encontram importantes registros da história, mas também realizam atendimento a qualquer pessoa que busque das mais variadas informações, conforme narrou o diretor-geral, jornalista Evaldo Costa.

    De acordo com a estudante Julyana Nascimento, “o Arquivo Público é um local privilegiado onde estudantes podem colocar em prática os conhecimentos construídos em sala de aula, ao mesmo tempo que é a oportunidade desses estudantes poderem dar importante contribuição para a história do estado”. Isso foi confirmado pela coordenadora da ação, Juliana Andrade, que afirmou, “é um momento muito especial para a própria história das crianças e dos adolescentes de Pernambuco, com impactos por agora imensurável às pesquisas de todos nós, que nos propomos a desenvolver essa atividade”.

        A atividade de reorganização dos documentos do CEDCA surgiu da necessidade desse conselho em fazer a memória de seus trinta anos de instalação, bem como revisitar os documentos produzidos neste período. “Foi assim que surgiu a proposta de parceria entre as instituições”, lembrou Rosa Barros – diretora executiva do Conselho. Além disso, o Laboratório de História das Infâncias do Nordeste (LAHIN-UFRPE), tem como propósito produzir e disseminar informações acadêmicas sobre o tema, e encontrou nessa oportunidade a possibilidade de ampliar suas pesquisas e o próprio acervo de sua biblioteca virtual. O Projeto faz parte das ações estatísticas da Escola de Conselhos de Pernambuco/Lahin, fortalecendo o Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente no país.