Programas de Pós-graduação da UFRPE se unem para promoção do Encontro de Pesquisa em Educação (EPEDuc). Na terceira edição do evento, o evento é protagonizado pela Comissão de Pesquisa, do Departamento de Educação (DEd/UFRPE). O evento foi realizado entre os dias 28 a 29 de agosto de 2019. Nesta edição, a programação deverá contemplar as diferentes formas de produção de pesquisa, abrindo espaço para iniciação científica (nas diferentes modalidades PIBIC, PIC, BIA, PIBID, Monitoria) e para os pesquisadores das pós-graduações.

O Laboratório de História das Infâncias do Nordeste (LAHIN) esteve presente com apresentações dos alunos de Iniciação Científica e Mestrandos. Discutindo pesquisas relacionadas as diferentes infâncias e Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes.

Apresentações:

Silva, Anderson. A CIRCULARIDADE DE CRINÇAS: ENTRE A ESCOLA E O TRABALHO (USINA BOM JESUS, CABO DE SANTO AGOSTINHO, 1990)
João V. B. de SOUZA; A MODERNIZAÇÃO QUE PROTEGE A PERMANÊNCIA: CÓDIGO DE MENORES DE 1927 E A INSTITUCIONALIZAÇÃO DAS INFÂNCIAS
Levi C. SILVA A TRANSVERSALIDADE DOS DIREITOS HUMANOS NO ENSINO DE HISTÓRIA: A REVOLTA DA CHIBATA COMO UM TEMA SENSÍVEL
Adriano R. F. da SILVA;
EDUCAÇÃO UTILITARISTA E CONTROLE POLÍTICO EM TEMPOS DE DITADURA CIVIL-MILITAR: OS GINÁSIOS ORIENTADOS PARA O TRABALHO (GOT’S) EM PERNAMBUCO (1969-1971)
José F. da SILVA; OS (DES)CAMINHOS DO SISTEMA SOCIOEDUCATIVO EM PERNAMBUCO (1990-2010)
Emmanoel ALEXANDRE; ENTRE A LEI E A VIDA: HISTÓRIA DO ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E SUAS MEDIDAS PROTETIVAS (RECIFE, 1990-2000)
Mário E. de O. RAMOS; HISTÓRIA DO ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE: PARTICIPAÇÃO E INFÂNCIAS (RECIFE, 1990- 2000)
Ana L. T. da SILVA HISTÓRIA DO ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE: MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS (1990-2000)
Pedro H. S. RIBEIRO EDUCAÇÃO, PASSINHO, PERIFERIAS E A OCUPAÇÃO DO ESPAÇO URBANO POR ADOLESCENTES DO IBURA-RECIFE
Emanuel B. T. CAVALCANTE EDUCAÇÃO SOCIAL DE RUA E MOVIMENTO NACIONAL DOS MENINOS E MENINAS DE RUA (MNMMR)