Em novembro de 2012, a Escola de Conselhos de Pernambuco organizou, em parceria com a Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), o IV Encontro Nacional dos Núcleos de Formação Continuadas dos Conselhos Tutelares e dos Conselhos de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente – Escola de Conselhos. Esta atividade contou com a participação dos 26 estados e do Distrito Federal. Mesas, palestras e exposição temática fizeram parte da sua programação. Desse evento, realizado na sede da Secretaria de Direitos Humanos, em Brasília, surgiu a Rede Nacional das Escolas de Conselhos e as diretrizes para a formação continuada dos conselheiros de direitos e tutelares de todo território nacional.