No dia 11 de outubro de 2023, a Escola de Conselhos de Pernambuco, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Recife (COMDICA-RECIFE), promoveu o Seminário de Elaboração do Plano Municipal de Enfrentamento à Situação de Rua de Crianças e Adolescentes no Recife. Este seminário é uma iniciativa integrante do Projeto Planejar, fruto da colaboração entre a Universidade Federal Rural de Pernambuco e o COMDICA-Recife.

O evento reuniu mais de 100 participantes, incluindo profissionais da assistência social, crianças e adolescentes, representantes do movimento nacional de população de rua, do Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua, militantes, bem como membros da Escola Agrícola Dom Agostinho Ikas (Colégio de Aplicação da UFRPE).

Durante o seminário, foi apresentado um diagnóstico que serviu como base qualitativa para a elaboração do Plano Municipal. Esse diagnóstico foi dividido pedagogicamente em seis eixos temáticos, que serviram de base para as discussões nos grupos de trabalho. O resultado dessas discussões se mostrou extremamente satisfatório, indicando uma importante contribuição para a abordagem da situação de rua de crianças e adolescentes no Recife.