Nos dias 17 e 18 de junho representantes da Escolinha de Conselhos de Pernambuco estarão presentes na Conferência Regional dos Direitos da Criança e do Adolescente, realizada na cidade de Garanhuns que fica localizada Mesorregião do Agreste Pernambucano.

As conferências Regional dos Direitos da Criança e do Adolescentes são espaços de discussão das políticas para as infâncias de forma regionalizada, considerando o olhar local na construção global das políticas de promoção, proteção e controle social dias direitos da criança e do adolescente. Este ano a  Escolinha de Conselhos, que tem como objetivo, a partir da formação continuada, sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, o Plano Estadual Decenal de Direitos Humanos de Crianças e Adolescente empoderar os adolescentes para que possam exercer a incidência política nos espaços de construção de políticas, terá representação em todas as conferências regionais do Estado de Pernambuco. Mallon Aragão, conselheiro do CEDCA-PE diz que “É fundamental a participação de crianças e adolescentes nos processos conferenciais para que possam de fato discutir as políticas públicas que serão pautadas para suas vidas. É preciso deixar de pensar em Criança e Adolescente como futuro e iniciarmos um caminho de pensa-los como presente, como hoje!”.

Para Tchuca, adolescente do município de Itaquitinga, representante da Escolinha de conselhos e membro da comissão de organização das conferências “A experiência de estar participando da Conferência Regional da Criança e do Adolescente é muito simbólica, visto que eu estou aqui representando a Escola de Conselhos de Pernambuco, o Encontro das Infâncias e de certa forma os adolescentes Pernambucanos de modo geral. Além de estar participando com essas pessoas importantes para mim, o que é fundamental é eu ter o lugar de fala, não tem como lidar com os direitos de crianças e adolescentes sem crianças e adolescentes, então eu estar exercendo a minha função e o meu direito. É necessário.” Ana Luíza, adolescente do município Recife, representante da Escolinha de Conselhos e membro da comissão de organização das conferências deixa claro a importância da participação de adolescentes nesses espaços de atuação “Precisamos ter esse lugar, é muito importante , e na conferência é isso que temos. Eu me sinto privilegiada em estar participando dessa conferência porque eu estou tendo a oportunidade de ter o meu lugar de fala, representando os adolescentes de Pernambuco.”