O BULLYING: UMA PROBLEMÁTICA DE VIOLÊNCIA ESCOLAR

O presente estudo busca discutir as manifestações do fenômeno bullying, como uma problemática de violência escolar, por meio de referências bibliográficas e pesquisa de campo realizada em uma escola estadual no município de Condado/PE. Para uma maior compreensão do fenômeno fizeram parte do estudo dez alunos, oito professores e duas gestoras. Para tanto usamos como referencial teórico autores que retratam esta temática como: Fante (2005); Lopes Neto (2005) Fante e Pedra (2008); Chalita (2008); dentre outros. O conceito de bullying é específico e muito bem definido, uma vez que não se deixa confundir com outras formas de violência. Os especialistas adotaram os seguintes termos para instituir os principais envolvidos no fenômeno bullying: vítima, agressor, vítima/agressora (pratica e sofre bullying) e o espectador. O bullying afeta seriamente as vítimas, causando-lhes prejuízos físicos, mentais, emocionais, sociais, espirituais, e costuma desencadear suicídio e atos de violência. A escola é um ambiente de paz, contudo sabemos que um dos maiores problemas enfrentados pela sociedade contemporânea é a violência. O conselho tutelar poderá intervir para intensificar as ações no combate ao bullying junto às escolas para tentar minimizar a fenomenologia.

Edinaldo do Nascimento da Silva Filho