ADOLESCENTES EM CUMPRIMENTO DE MEDIDA SOCIOEDUCATIVA DE LIBERDADE ASSISTIDA E A PERCEPÇÃO A RESPEITO DA ESCOLA

O presente trabalho busca fazer uma análise das concepções dos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de liberdade assistida a respeito da escola. A pesquisa foi desenvolvida com três adolescentes alunos da rede municipal de ensino da cidade de Caruru (PE), dentre eles duas meninas e um menino, sendo eles estudantes das séries iniciais do horário noturno. O primeiro capítulo aborda o conceito de adolescência, como também a relação desse indivíduo com a medida socioeducativa de liberdade assistida e seu direito à educação, sendo a escola esse elo entre o adolescente e o direito de estudar. No segundo capitulo, apresenta uma análise a respeito da visão dos adolescentes sobre a escola, desenvolvida a partir de entrevistas embasadas em estudiosos que pesquisaram a respeito da temática. Os autores Padovani e Ristum (2013), Francischini e Campos (2005), Gentili (2009) e Varalda (2013) foram os principais deram suporte teórico para o desenvolvimento da pesquisa. O resultado pós a análise das entrevistas, mostrou que os adolescentes em questão buscam mais a inserção profissional no trabalho do que concluir os estudos, e que a escola apesar de agradável, pouco oferece nesse sentido. Sendo assim, percebe-se que a escola precisa renovar em suas práticas pedagógicas e curriculares.

Maria Patricia da Silva