O Papel do Professor na Formação Docente Indígena: Uma Reflexão a Partir das Impressões dos Professores Formadores que Atuaram no Curso de Licenciatura para Professores Indígenas do Alto Solimões

Este estudo teve por finalidade relatar as impressões dos professores formadores que atuaram no curso de licenciatura para professores indígenas do alto Solimões implantado pela Universidade do Estado do Amazonas no Centro de Formação de Professores Ticunas – Torü Nguepataü na comunidade de Filadélfia/Benjamim Constant/AM. E foi baseado em análise bibliográfica e observações in loco, como sujeito participante, de forma a compreender a Universidade indígena enquanto espaço organizacional. E em aplicação de questionários a educadores que atuaram nos módulos durante o desenvolvimento do curso. Sendo os sujeitos participantes da pesquisa dez professores pertencentes ao quadro regular do Centro de Estudos Superiores de Tabatinga/UEA. Estes foram selecionados em decorrência da experiência vivenciada no ensino superior regular, visto que há cotas naquela instituição para indígenas. Dentre os resultados foi verificado que a UEA estruturou um arcabouço para o desenvolvimento das atividades realizadas em Filadélfia, visto previa alimentação, água, e uma estrutura de dormitórios em Filadélfia para dar suporte às diferentes etnias que compunham o grupo de educandos. As atividades do curso foram realizadas durante os módulos, sendo integralizado em 05 anos, compreendendo dois períodos por ano. Em seus relatos os professores formadores elencaram que as principais dificuldades que interferem no ensino e aprendizagem citamse a não aceitação imediata da implantação de um curso superior em sua comunidade, a não compreensão da língua portuguesa, postura tímida, entonação de voz baixa e vocabulário dos textos distante da realidade indígena. No entanto, cabe ao professor ressignificar os conteúdos na constituição do conhecimento facilitando a aprendizagem dos mesmos, tornando-os pesquisadores de sua própria cultura. Com essa atitude aqueles educadores puderam participar da formação de duzentos e quatro indígenas nas licenciaturas Antropologia, Artes, Biologia, Educação Física, Letras e Matemática, marcando o início de um processo de transformação no quadro da educação na região do Alto Solimões.

O PAPEL DO PROFESSOR NA FORMAÇÃO DOCENTE INDÍGENA UMA REFLEXÃO A PARTIR DAS IMPRESSÕES DOS PROFESSORES FORMADORES QUE ATUARAM NO CURSO DE LICENCIATURA