No dia 19 de janeiro de 2024, pela manhã, o Comitê de Migrantes do Recife realizou uma reunião ordinária na Prefeitura do Recife para discutir temas essenciais relacionados aos migrantes, refugiados e apátridas. Durante o encontro, que concentrou-se em diversos tópicos, foram abordados pontos cruciais para o desenvolvimento das ações voltadas a esses grupos, contando com a participação do Coordenador institucional da Escola de Conselhos de Pernambuco, Humberto Miranda, do Professor Wagner Lira e do Professor Ricardo Oliveira.

Inicialmente, a reunião destacou a apresentação do formulário destinado ao grupo específico. O Professor Wagner Lira esclareceu cada questão do formulário, proporcionando um entendimento detalhado aos participantes. Ao longo dessa apresentação, os membros do Comitê contribuíram com sugestões e observações valiosas, resultando na validação final do formulário.

O segundo ponto de discussão concentrou-se no cronograma, especificamente no período de aplicação do formulário. Ficou decidido que a implementação terá início na semana subsequente ao Carnaval, estabelecendo um marco temporal claro para essa etapa crucial.

O terceiro e último ponto da reunião abordou a relevante questão da Conferência dos Migrantes. A representante da OIM expressou preocupações sobre a etapa estadual, destacando que Pernambuco é o único estado do nordeste sem uma Conferência Estadual definida. Essa lacuna, segundo ela, prejudica os municípios, pois sem essa etapa estadual, não seria possível avançar para a etapa nacional.

A representante enfatizou o papel fundamental de Recife nesse processo, especialmente na elaboração do Plano, colocando a cidade em uma posição diferenciada. Destacou que Recife, ao vivenciar a etapa da Conferência, poderia contribuir significativamente para o desenvolvimento do plano. Ao finalizar suas observações, ressaltou a importância de informar o Comitê do Recife sobre essa questão, evidenciando a necessidade de uma ação coletiva para abordar e superar esse desafio específico.

Marcações: