Avaliação de qualidade de vida em crianças e adolescentes asmáticos usuários do sistema único de saúde (sus) em Recife-PE

A asma brônquica é uma doença inflamatória crônica comum que ocorre em crianças e adolescentes sendo resultado de uma interação entre genética, exposição ambiental e outros fatores específicos que levam ao desenvolvimento e à manutenção dos sintomas, tendo objetivos importantes a serem alcançados no decorrer do tratamento. Estes devem propor o controle ambiental, a orientação alimentar, a farmacoterapia antiinflamatória, imunoterapia e o apoio psicológico, considerando-se que a dinâmica familiar e a rotina de vida do paciente são modificadas com a melhora ou piora da doença1,2. Atualmente, a avaliação da qualidade de vida vem sendo um importante elo que tenta unir o diagnóstico ao tratamento, procurando visualizar o paciente de forma mais humanística, levando em conta, não somente a terapêutica, mas sim, o complexo doença, indivíduo e suas inter-relações; ou seja, para controlar os sintomas é necessário que se observe atentamente como a criança e o adolescente vivenciam seu problema junto aos seus familiares e qual a percepção que eles possuem de sua qualidade de vida. Este estudo propõe-se a verificar a concordância de respostas entre crianças e adolescentes asmáticos sobre sua qualidade de vida e correlacionar com a percepção que os pais têm a respeito do impacto da asma sobre a vida de seus filhos, para tanto foi verificada a concordância das respostas obtidas quando da aplicação do questionário Pediatric Asthma Quality of Questionnarie – Adaptado (PAQLQ A) a crianças, adolescentes e aos seus pais. O instrumento sobre qualidade de vida PAQLQ A validado no Brasil, foi escolhido porque objetiva aspectos importantes e fundamentais para a adequada avaliação da qualidade de vida desses pacientes. Mostra-se eficaz em avaliar os aspectos físicos (domínio dos sintomas e as atividades), como também aspectos psicológicos (domínio das emoções). Esta dissertação apresentará um artigo de revisão sobre aspectos envolvidos na escolha e aplicação de instrumentos de avaliação de qualidade de vida e particularidades relativas à população de crianças e adolescentes, em especial, aos asmáticos (Artigo I). O segundo artigo apresenta os resultados obtidos na aplicação do questionário PAQLQ A à crianças, adolescentes e a seus pais quanto à concordância de respostas. (Artigo II). A partir dos resultados encontrados, a equipe de saúde envolvida no cuidado a crianças e adolescentes terá subsídios para escolher e observar os critérios adequados para a aplicação de instrumentos, visando à avaliação de qualidade de vida à população pediátrica.

Loader Loading...
EAD Logo Taking too long?