A Mentoria na Educação de Crianças e Adolescentes Carentes : Estudo de Caso de um Projeto de Reforço Escolar em uma Comunidade do Recife / Pe

A mentoria se caracteriza pela relação existente entre mentor (alguém com reconhecida experiência) e mentorado (um neófito), na qual o mentor serve de guia para o jovem aprendiz, dando-lhe conselhos, instruções, patrocínio e amizade, de modo a facilitar o desenvolvimento de sua carreira. Em troca, o mentor obtém reconhecimento, apoio e realização ao acompanhar o crescimento profissional de seu mentorado. A mentoria voltada para jovens e adolescentes com risco para a delinqüência tem sido investigada em países como Estados Unidos e Canadá. Dentre os benefícios encontrados, pode-se citar a diminuição de comportamentos agressivos, redução da evasão escolar, aumento da auto-estima e, conseqüentemente, redução da delinqüência juvenil. A presente pesquisa propôs-se a investigar um programa de mentoria, voltado para crianças e adolescentes carentes. O objetivo foi verificar quais as especificidades deste programa num contexto brasileiro e quais os benefícios desta relação na vida dos mentorados (crianças e adolescentes), dos mentores (colaboradores do projeto) e da comunidade. A percepção das famílias acerca do projeto também foi considerada. Fez-se um estudo de caso exploratório-descritivo, acerca de um projeto de reforço escolar, localizado na Vila do Vintém II, uma comunidade carente do Recife. A estratégia de pesquisa foi qualitativa, através de entrevistas, observação e análise documental. Pôde-se perceber que apenas em alguns aspectos a mentoria ocorrida no projeto diferia dos achados na literatura. Por exemplo, o fato de o mentor ser um modelo para o mentorado (fato explícito teoricamente) não ficou evidenciado neste contexto. A pesquisa procurou verificar a viabilidade de uma forma de intervenção na vida de crianças e adolescentes carentes, que pode ser utilizada por organizações privadas como meio de ação de responsabilidade social e por instituições públicas, no sentido de alcançar maior aproveitamento escolar das crianças e dos adolescentes.

A MENTORIA NA EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES CARENTES