Entre os meses de junho e julho de 2019 o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente – CEDCA-PE promoveu 06 Conferências Regionais dos Direitos da Criança e do Adolescente de Pernambuco, com objetivo de discutir e formular propostas de políticas públicas que assegurem a Proteção Integral das infâncias em Pernambuco.

O clico de Conferências permitiu elencar, de forma democrática e participativa, proposições para superação das violências, afirmação das identidades infanto-adolescentes, também constituindo-se numa etapa de preparação para a Conferencia Estadual. Por isso, nelas ocorreram as indicações de delegados para a etapa estadual ocorreu entre os dias 23 e 24 de julho no Centro de Convenções de Pernambuco.

A Escola de Conselhos de Pernambuco participou das conferências como palestrante das Conferencias Magnas, e também na oferta de oficinas e escuta de crianças e adolescentes que desencadearam a construção de pipas, contendo as sínteses dos debates com o público infantil. Durante as conferências, os professores Almir Basio e Humberto Miranda se revezaram como ministrantes das Conferencias Magnas com a temática: Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento a Violência, o tema geral dos eventos.

Durante a Conferência Estadual as pipas confeccionadas por crianças e adolescentes de vários segmentos nas conferências regionais, 27 pipas foram expostas.

Além da participação no processo intelectual, a Escolinha de Conselhos compôs a comissão de organização destes eventos. Para Ana Luiza, adolescente que participa da Escolinha de Conselhos, os espaços nas conferências são importantes, uma vez que, “como adolescente, tive garantido meu lugar de fala e pude expressar minhas opiniões em relação aos direitos de todos os adolescentes do Estado como eu”.

Já para Beatriz, que também faz parte da Escolinha, “outro fator fundamental é participar de pautas que posso contribuir com minha vivência como adolescentes, o que é um marco significativo pela luta dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes”. Também pode contribuir com as discussões o adolescente Tchuca, para quem “participar das conferências regionais e estadual foi um prazer enorme que sempre ficará na minha memória, sinto-me muito grato pela escolha de representar a Escolinha de Conselhos de Pernambuco e também todas as crianças e adolescentes do Estado de Pernambuco. Estar nas conferências tendo direito a fala é algo muito significativo, diante de um cenário de silenciamento nesses espaços de decisão que eram práticas corriqueiras, fato que não ocorreu nas conferências”.